21 abril, 2014

Por dentro do assunto: Fotografia Analógica




A cada dia que passa estamos ficando mais submersos e dependentes da tecnologia que nos rodeia. Quem aqui consegue ficar alguns minutos sem mexer no telefone? Seja pra stalkear alguém no Facebook, postar uma foto no Instagram ou.. sei lá apenas mexer por mexer. Já parou para pensar como a vida era a 50 anos atrás? E como eram feitas as fotografias? Pois é.. Algumas pessoas ficam desesperadas só em pensar na hipótese de esperar para ver como a foto ficou. "Será que meu cabelo tá bom?" "Será que eu pisquei?" "Será que fiquei feia?" Hahah. Mas saibam que antes de todos os megapixels houve a época do filme. Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre o assunto, mas nesse post vou tentar explicar um pouco sobre o que eu aprendi.


A fotografia analógica nada mais é do que desenhar com a luz, é uma fotografia não-digital (dã) feita através de processos químicos e físicos. Usava-se o filme para captar as imagens pois o mesmo é sensível a luz e quando exposto no momento em que o obturador se abria o filme ficava marcado e com a utilização de agentes químicos era possível revelar a fotos, pois as luzes e as sombras se fixavam no filme formando a imagem. 



Não sei porque mas isso me chama muita atenção. Quando se está fotografando com uma câmera de filme, por exemplo se tenta capturar aqueles momentos importantes. Seja com os amigos, a família ou apenas uma paisagem que lhe chame atenção. Diferente de câmeras digitais você não vai poder ficar tirando milhões de fotos iguais pra escolher a melhor no final, quer dizer até pode se você tiver grana pra bancar toda essa brincadeira afinal, filme e revelação não são nada barato. Momentos únicos, que foram eternizados graças ao filme. Aquele momento em que você lembra, mesmo de relance o pacote de fotos chegando, e na sala toda a família pra ver as fotos do aniversário, do natal, zoologico, etc. Tenho saudades disso.

Aos poucos o estilo analógico foi sendo abandonado e substituído pelas câmeras digitais. E por bastante tempo foi assim até que um novo estilo de fotografia analógica acabou surgindo com câmeras fofas, pequenas, e super criativas a Lomografia está ganhando cada vez mais a simpatia  dos jovens. Esse estilo libera nossa criatividade, e nos permite fazer fotos super bacanas, sobre expostas, cheias de cores e vida. Mas isso é assunto para o próximo post. Espero que tenham gostado, beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário